terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Fidel renuncia após 49 anos e abre caminho para irmão

Não me despeço de vocês. Desejo combater como um soldado das idéias’, escreveu. Carta de renúncia foi escrita na segunda-feira (18) e publicada nesta terça-feira.
Da France Presse

Fidel Castro renunciou à Presidência de Cuba após 49 anos no poder, em uma mensagem publicada nesta terça-feira (19) pela imprensa oficial. A saída definitiva dele do cargo ocorre cinco dias antes de o Parlamento definir a nova cúpula do governo.

Fidel Castro em fotos

"Não aspirarei nem aceitarei - repito - não aspirarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-Chefe", afirmou o cubano na carta, assinada de próprio punho às 17h30 locais (19h30 de Brasília) do dia 18 de fevereiro.

Clique aqui e veja no infográfico a trajetória de Fidel

Para historiador, Fidel passou de 'libertador a ditador' Último líder histórico do comunismo, Fidel, de 81 anos, anunciou a renúncia após quase 19 meses de convalescença de uma grave doença - de origem intestinal (veja mais abaixo) -, que o levou a ceder o comando do país em caráter provisório ao irmão Raúl, de 76 anos, que hoje ocupa o Ministério da Defesa.

Foto: Reprodução/Associated Press
Reprodução/Associated Press
Lula conversa com Fidel em janeiro último (Foto: Reprodução/Associated Press)

A renúncia de Fidel ocorre a cinco dias da sessão do Parlamento na qual ele poderia se candidatar à reeleição para um novo mandato presidencial de cinco anos.

Leia a íntegra da matéria e informações complementares aqui

Nenhum comentário:

Seguidores