domingo, 17 de fevereiro de 2008

Jovens buscam segurança dos concursos antes dos 18 anos


O número de candidatos a concursos públicos aumenta a cada ano. Pesquisas feitas por cursos preparatórios revelam que, há cinco anos, os interessados nas vagas do setor público em 5 milhões. Atualmente, são 10 milhões de pessoas se preparando para os exames. E o número de candidatos menores de 18 anos também cresce progressivamente, de acordo com especialistas de cursos preparatórios ouvidos pelo G1.

Influenciados por familiares que ocupam cargos públicos e incentivados pelos pais, que sonham em ver os filhos já empregados após o término do ensino médio, os estudantes se preparam para cargos que não exigem experiência anterior, muitas vezes requisitada na iniciativa privada. Outro objetivo é conseguir a emancipação financeira.

Mesmo não tendo a idade permitida para entrar no funcionalismo público - é necessário ter 18 anos na data da posse -, eles se arriscam porque levam em conta a segurança e a estabilidade proporcionadas pela carreira pública.

Um exemplo do aumento no número de candidatos menores de 18 anos vem do curso preparatório Obcursos. De acordo com José Wilson Granjeiro, diretor financeiro-pedagógico, há três anos, a porcentagem de alunos entre 16 e 18 anos era de 1% nas dez unidades da rede – hoje, é de 5%.

“É uma mudança de tendência. Antes, os jovens queriam fazer faculdade para entrar no mercado. Agora, eles se preparam antes para conseguir uma vaga no setor público e depois fazem o curso superior”, diz Granjeiro.

Ele diz que os jovens têm algumas vantagens, pois estão acostumados a estudar: “Eles sabem fazer bem resumos, interpretação de texto, dominam informática e língua estrangeira, além de muitos estudarem até 12 horas por dia."

Integra da Matéria.

Nenhum comentário:

Seguidores